Ganhe R$ 50 de desconto em seu Seguro Auto Youse

Ganhe R$ 50 de desconto em seu Seguro Auto Youse
Clique na imagem acima, simule, contrate e ganhe!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Modelo de Procuração Particular para Representação


     Muito usada para fins acadêmicos, a procuração é um meio de representação da vontade de alguém em nome deste, pode ser de próprio punho ou digitada, e a instituição que receberá a procuração pode exigir reconhecimento de firma em cartório, ou não. Para uso próprio resolvi elaborar um modelo completo o qual compartilho com vocês abaixo, para usá-la é necessário apenas substituir os parenteses pelas respectivas indicações:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Procuração Particular

    Por este instrumento particular, eu (NOME DO REPRESENTADO, NACIONALIDADE, PROFISSÃO, ESTADO CIVIL), portador da cédula de identidade R.G nº (NÚMERO DO RG) emitido pela (ÓRGÃO EXPEDIDOR)  do Estado de (NOME DO ESTADO) e inscrito no CPF sob nº (NÚMERO DO CPF), residente na (RUA, NÚMERO, BAIRRO) na cidade de (NOME DA CIDADE), estado de (NOME DO ESTADO), com CEP nº (NÚMERO DO CEP), nomeio e constituo como meu procurador (NOME DO REPRESENTANTE, NACIONALIDADE, PROFISSÃO, ESTADO CIVIL), portador da cédula de identidade R.G nº (NÚMERO DO RG) emitido pela (ÓRGÃO EXPEDIDOR)  do Estado de (NOME DO ESTADO) e inscrito no CPF sob nº (NÚMERO DO CPF), residente na (RUA, NÚMERO, BAIRRO) na cidade de (NOME DA CIDADE), estado de (NOME DO ESTADO), com CEP nº (NÚMERO DO CEP) a quem confiro amplos, gerais e ilimitados poderes para tratar, requerer, assinar papéis e documentos, concordar ou não com o que se faça necessário para fins de (MOTIVO DA PROCURAÇÃO) junto à (INSTITUIÇÃO), localizada à (ENDEREÇO, NÚMERO, BAIRRO), na cidade de (NOME DA CIDADE), estado de (NOME DO ESTADO), com CEP nº (NÚMERO DO CEP) no período compreendido entre (PERÍODO DE VALIDADE DA PROCURAÇÃO).


________________________, ________ de ______________ de __________

_________________________________________________
Assinatura do Outorgante (a)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para ver outro modelo de Procuração acesse: http://graduandosemdireito.blogspot.com.br/2014/11/modelo-de-procuracao-extrajudicial.html

PARA NOS AJUDAR, CLIQUE NOS BANNERS DE ANUNCIO ABAIXO E AO LADO!


Abaixo, a legislação que trata sobre o assunto:

Código Civil  - Da Representação

Art. 115. Os poderes de representação conferem-se por lei ou pelo interessado.

Art. 116. A manifestação de vontade pelo representante, nos limites de seus poderes, produz efeitos em relação ao representado.
Art. 117. Salvo se o permitir a lei ou o representado, é anulável o negócio jurídico que o representante, no seu interesse ou por conta de outrem, celebrar consigo mesmo.
Parágrafo único. Para esse efeito, tem-se como celebrado pelo representante o negócio realizado por aquele em quem os poderes houverem sido subestabelecidos.
Art. 118. O representante é obrigado a provar às pessoas, com quem tratar em nome do representado, a sua qualidade e a extensão de seus poderes, sob pena de, não o fazendo, responder pelos atos que a estes excederem.
Art. 119. É anulável o negócio concluído pelo representante em conflito de interesses com o representado, se tal fato era ou devia ser do conhecimento de quem com aquele tratou.
Parágrafo único. É de cento e oitenta dias, a contar da conclusão do negócio ou da cessação da incapacidade, o prazo de decadência para pleitear-se a anulação prevista neste artigo.
Art. 120. Os requisitos e os efeitos da representação legal são os estabelecidos nas normas respectivas; os da representação voluntária são os da Parte Especial deste Código.

Do Mandato - Seção I - Disposições Gerais
Art. 653. Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato.
Art. 654. Todas as pessoas capazes são aptas para dar procuração mediante instrumento particular, que valerá desde que tenha a assinatura do outorgante.
§ 1o O instrumento particular deve conter a indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos.
§ 2o O terceiro com quem o mandatário tratar poderá exigir que a procuração traga a firma reconhecida.

183 comentários:

Anônimo disse...

agradecida é útil essa informação, como imprimir pode copia?

Graduandos em Direito disse...

Obrigado por visitar nosso blog!
Você pode sem problemas copiar ou imprimir a parte da procuração para uso pessoal, substituindo os campos entre parenteses pelos seu dados.

Att: Graduandos em Direito!

Anônimo disse...

grato pela orientação e pelo serviço de utilidade prestado.

Anônimo disse...

olá eu preciso de uma procuração apenas para que a pessoa dê andamento no processo, mais que não tenha poder de decidir por mim, no caso essa declaração serviria.

Anônimo disse...

Olá
Posso colocoar qualquer
"a quem confiro amplos, gerais e ilimitados poderes para tratar, requerer, assinar papéis e documentos, concordar ou não com o que se faça necessário "
SEM TER QUE DESTINAR UMA EMPRESA OU PROCESSO ES´PECÍFICO?

Obrigada
Solange

Anônimo disse...

Obrigada pela informação, foi de muita ajuda..

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO FOI MUITO UTIL.

Anônimo disse...

Muito abrigada pela informação, é de grande utilidade, perabéns.

Unknown disse...

Para fazer a procuração e m o que o avô representa o neto menor de 16, necessito colocar o nome do neto na procuração destinada ao advogado? Ou apenas do avô concedendo os poderes? Como farei?

LUIZ CARLOS disse...

Tenho um sobrinho de 17 anos que reside comigo em minha casa; estamos precisando resolver um problema desse sobrinho, e estamos pensando em fazer uma procuração pública. QUEM DEVE PASSAR ESSA PROCURAÇÃO PARA O TIO? OS PAÍS DESSE SOBRINHO? OU O PROPRIO SOBRINHO? GRATO, E FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA

Unknown disse...

Bom dia! Moro em Londres e gostaria de dar poderes a uma amiga pra contratar um advogado, para acao de despejo,como devo fazer para dar poderes so pra esta acao,pois tenho muito medo, ja perdi uma casa confiando em outros. minha casa e,em Minas Gerais e ela mora em Goias,tem como fazer isto pelo estado dela? Obrigada, sua ajuda sera de grande valia.Aguardo anciosa pela resposta
Muito obrigada
Marly

Unknown disse...

Posso colocar duas instituições na mesma procuração. Para que a pessoa me represente perante as duas?

Romário Silva disse...

Olá Ulisses, desde que você consiga adequar a redação da mesma pode sim, no entanto sendo particular, pode fazer uma para cada!

Unknown disse...

Obrigado. Mas caso precise ser representado perante ao CREA, pode ser esta procuração?

Romário Silva disse...

Neste caso você deve consultar as exigências do CREA quanto a representação, mas normalmente admitem esta, com firma reconhecida em cartório.

Romário Silva disse...

Olá Marly, na redação da procuração você deve especificar que designa poderes especiais para praticar os atos necessários na ação de despejo. Haverá também a necessidade de procuração ao advogado, é importante verificar se o ordenamento jurídico brasileiro permite tal legitimação. Quanto ao local, a ação deve ser proposta no local do imóvel, acredito que não possa a ação ser impetrada no Estado de Goiás. É importante a srª consultar um advogado!

Romário Silva disse...

Olá Luiz Carlos, quem deve passar a procuração são os pais do sobrinho ou o tutor ou curador do mesmo, ou seja, quem possui a guarda, uma vez que ele não possui 18 anos completos.

Romário Silva disse...

Olá Casiano Magagnin, neste caso coloca o avô como representando o neto, se o avô possuir a guarda.

Romário Silva disse...

Pode sim, Solange!

Romário Silva disse...

Olá, é só você especificar em poderes que são poderes especiais apenas para dar andamento em processo;

Anônimo disse...

Para representação de abertura , movimentação e encerramento em Bancos, especificamento banco do Brasil, e Caixa Economica, devo fazer procuração particular ou pública? Posso fazer uma única procuração para os dois bancos?
Obrigada
Marta

Romário Silva disse...

Olá Marta, quanto a natureza da procuração cada instituição define qual aceita, é importante consultá-las diretamente. Quanto a destinação, pode incluir os dois em única procuração.

Disponha!

Alice disse...

Oi,minha avó tem 87 anos e tem muita dificuldade para ir ao banco receber a sua aposentadoria,nesse caso uma procuração desse modelo pode ser usada.

Romário Silva disse...

Olá Alice, sim, é importante saber se o banco exige procuração pública ou firma reconhecida. Na justiça comum há também a interdição, onde é nomeado um curador para administração do patrimônio.

Anônimo disse...

Obrigada pela ajuda, muito bom.

Anônimo disse...

Olá!
O pai do meu filho menor tem a casa com imprestimo no banco e como ele muito frequentemente ausente, porque trabalha no estrangeiro, quere conceder os poderes para mim para os fins de obter as informações. Se pode indicar no MOTIVO DA PROCURAÇÃO para os fins de recolha de informação? ou como escrever corretamente em português jurídico?
Obrigada pela resposta.
Elena

Romário Silva disse...

Olá, pode sim, ou ainda, "para requer qualquer informação sobre ... perante as seguintes instituições..."

Mirian teixeira do carmo disse...

Interessante...! Muitoooo uti!

Mirian teixeira do carmo disse...

Preciso de uma procuração.mas a pessoa está no hospital.será que consigo???

Unknown disse...

Como faço uma procuração para que uma pessoa me represente na entrega de meus documentos no consulado americano em São Paulo? Perdoe-me a ignorância,mas não encontro como fazer, na pequena cidade que vivo, há apenas um cartório e o escrevente não fará se não tiver um modelo.

Unknown disse...

Como faço uma procuração para que uma pessoa me represente na entrega de meus documentos no consulado americano em São Paulo? Perdoe-me a ignorância,mas não encontro como fazer, na pequena cidade que vivo, há apenas um cartório e o escrevente não fará se não tiver um modelo.

Romário Silva disse...

Olá, se a procuração particular servir e a pessoa possuir condições de assiná-la pode ser que consiga, do contrário, só mesmo a pessoa em cartório pode lhe passar.

Romário Silva disse...

Olá, pode ser o modelo acima substituindo as palavras em maiúsculo por seus dados, conforme indicados. Se a necessidade for de procuração pública, geralmente os cartórios já possuem o modelo.

Anônimo disse...

Romário, boa tarde!

Apreciei muito o modelo e sua atitude de compartilhar conhecimento.

Agora preciso tirar uma dúvida, que é a seguinte:

Preciso representar minha namorada perante a defensoria pública de sp, uma vez que ela não tem o tempo necessário de ir até o local e realizar todos os tramites.
Neste caso baste eu colocar que que concede "poderes especiais perante a defensoria pública do estado de sp"?

grato!

Paula Moraes 1kdtm disse...

Olá, se a pessoa nao oide assinar ? Como deve ser feito? Ela trm capacidade mais nao assina ... como faço reconhecimento da assinatura ... no caso ela coloca o dedo

Romário Silva disse...

Obrigado!

Pode ser assim, podendo acrescentar "para assinar documentos, ou realizar quaisquer outros atos necessários a conclusão dos atos, etc."

Romário Silva disse...

Neste caso, procure um cartório!

Romário Silva disse...

Olá, você pode copiar o modelo acima, mas se a procuração for pública, o cartório certamente terá o modelo.

Anônimo disse...

ROSE,
Por gentileza gostaria de fazer uma procuração para pegar remédios, pra minha mãe, qual devo usar?
desde já agradeço,

Anônimo disse...

Bom dia, para uma procuração particular pessoa juridica para um funciopnario posso fazer a mesma em papel timbrado da empresa? Obrigada.

Romário Silva disse...

Olá, pode usar o modelo da postagem!

Romário Silva disse...

Sim, não há nenhuma restrição quanto a isso.

Unknown disse...

Como devo escrever no português jurídico uma procuração para movimentação da minha conta bancária?

Romário Silva disse...

Olá Carlos, você deve redigi-la designando poderes especiais para movimentação, assinatura de documentos etc da conta nº ...

Anônimo disse...

boa noite , em primeiro lugar parabéns pelo site e obrigada por nos ajudar .Bom, gostaria de saber como faço para dar procurção a uma amiga dando-lhe total liberdade de resolver assuntos de banco documentos e pertences em caso de doença e falecimento? Elisangela

Romário Silva disse...

Olá, Obrigado!
É só delegar poderes especiais para esses fins, importante frisar que pessoa falecida não dar procuração, e que idosos sem discernimento mental podem ser interditados por ação específica na justiça sendo nomeado curador.

Anônimo disse...

Quanto custa para autenticar em cartório ?

Romário Silva disse...

Aproximadamente R$ 3,80. Não sei se o valor sofre variações de estado para estado, mas não deve passar de 5 reais.

Anônimo disse...

Posso usar esse modelo d procuração para q minha filha possa realizar trabalhos como modelo para q o pai me autorize a responder por ele, visto que nao tratamos a guarda na separação apenas pensão alimentícia, e ela sempre morou comigo e pode ver o pai qdo consegue, pois ele mora em outra cidade. Att e anciosa pela resposta.

Romário Silva disse...

Pode ser usada sim, no entanto não são todos os atos da vida civil que podem ser praticados mediante instrumento particular, alguns exigem procuração pública.

Anônimo disse...

bom dia! eu posso redigir a procuração manualmente sendo q o outorgante é outra pessoa? livia

Anônimo disse...

Romário, o outorgante tem 86 anos,lucido e orientado,tem atestado feito por neuro psicólogo ,recente, mas não tem animo para redigir uma procuração,e é mais pratico eu redigir e ele só assinar. agradeço. livia

Romário Silva disse...

Olá Lívia, pode sim.

Anônimo disse...

ROMÁRIO TEM COMO VOCÊ ME DISPONIBILIZAR UM MODELO DE CARTA PARA UM REPRESENTANTE RETIRAR UMA RESSARCIMENTO DO IPVA. RENAN

Anônimo disse...

Tenho 16 anos e moro com tia faz 1 ano e agora ela vai embora pra outro estado e preciso de uma declaração de meus pais autorizando minha ida. Requisitos para fazer essa declaração?? Agradeço se responder. Deborah

Anônimo disse...

tenho 16 anos moro com minha tia tem 1 ano e agora ela vai embora pra outro estado e preciso de uma declaração de meus pais para pode mora com ela definitivamente. Requisitos para essa declaração?

Unknown disse...

Caro Romário, toda procuração deve ter firma reconhecida ou não há mais essa obrigatoriedade? Obrigado pela atenção. Adib

Romário Silva disse...

Você pode utilizar o modelo acima dando poderes especiais para retirada de ressarcimento do IPVA perante o DETRAN.

Romário Silva disse...

Olá, existe o modelo de autorização de vigem, disponível em outra postagem do nosso blog, e também perante a justiça você pode requerer emancipação ou transferência de guarda.

Romário Silva disse...

Olá Adib, não há essa obrigatoriedade, no entanto alguns órgãos exigem, assim é recomendado saber do órgão que atuará como procurador se há essa exigência.

Anônimo disse...

Meu pai foi o financiador de um carro pro meu marido,ele quer dar aele uma procuracao dando poderes sobre o carro para que ele possa agir tanto no detran como na justica, assim ele nao precisaria ir junto.Como posso redigi la.Grato!

Anônimo disse...

Ola,meu nome é Patricia meu pai foi o financiador de um carro pro meu marido,ele quer dar a ele uma procuração dando poderes sobre o carro para que ele possa agir tanto no Detran como na justiça, assim ele não precisaria ir junto.Como posso redigi la.Grato!

HELLYO ZANNY disse...

Eu moro em Rondônia, e o governo está exigindo que todo produtor rural faça o Cadastro Ambiental Rural - CAR - Por lei federal poderia ser realizado pelo proprietário ou possuidor, por meio de informação eletrônica, mas Rondônia manda que procure o órgão ambiental estadual ou municipal, porém o governo de Rondônia contratou a EMATER para proceder o CAR, e estão exigindo muitos documentos, inclusive obrigando contratar engenheiro para fazer planta de imóveis que já tem planta, só pelo fato de pertencer a herdeiros que partilharam os equivalentes dos quinhões em hectares sem demarcar os quinhões, já que nem o juiz exige isso por ser critério facultativo aos herdeiros. A EMATER exige, para o caso de CAR realizado por procurador seja a procuração pública, e o cartório exige seja uma procuração pública para cada um dos herdeiros . Isso acarreta muita despesa. Já que não há lei que exige seja assim, pode ser uma ESCRITURA PARTICULAR SIMPLES, conjunta a todos do espólio, e todos assinarem na frente do pessoal da EMATER? o CAR é meramente informativo por declaração voluntária. O Frigorífico de Rondônia está se recusando abater bovinos de quem não tenha realizado o CAR. Isso é legal?

Mauro disse...

Eu e minha companheira antes de casar compramos um apartamento no nome dela em agosto do ano passado só que agora ela não quer mais e como vou precisar de um teto queria saber se posso fazer uma procuração pra eu poder continuar pagando e não perder o que já gastei. agradeço atenção

Unknown disse...

Boa tarde!

Preciso de uma procuração para que um terceiro retire um cartão de débito em um banco, posso utilizar o modelo acima?

Anônimo disse...

oi eu quero fazer uma precuraçao, resunta q vivo no exterior e a minha mae quer abrir uma conta bancaria conjunta para min, como podo fazer isso?

Unknown disse...

Boa tarde, quero agradecer ao o site, por cessar minhas duvidas.

Anônimo disse...

Boa tarde! Meu nome é Pedro A. Dias

Meu pai me deu seu carro, e eu quero transferi-lo para o meu nome. Qual é o procedimento, estando o CRV preenchido com meu número de R.G. antigo (me mudei para SP e tive que transferir meu R.G., mas ainda tenho o R.G. do outro estado)?

Outra coisa. Meu carro foi guinchado, mas antes de ele estar totalmente em cima do guinho (caminhão) - estava apenas com as rodas da frente em cima do guincho -, eu cheguei no local (onde não havia indicação que no local era proibido estacionar, apenas em alguns postes a frente do meu carro e alguns postes atrás), disse ao agente de trânsito que eu era o dono do carro, que estava com os meus documentos e documentos do carro (tanto minha habilitação como o carro não têm multa) ele disse que não podia fazer nada porque o carro já estava guinchado. Insisti para que ele desse apenas a multa e me deixasse sair com o carro e ele não deixou, mesmo vendo que eu estava cheio de sacolas de compra. Isso que o agente de trânsito fez está correto? Se não, como faço para ser ressarcido dos gastos que vou ter para retirar o carro do depósito do DETRAN?

Obrigado.

(sei que os assuntos não têm a ver com a matéria, e ficaria muito agradecido com a ajuda)

Anônimo disse...

uma mesma procuração pode ser usada em duas instituição financeira?

Anônimo disse...

Tudo bem? Eu moro fora do Brasil e lidei com toda a documentacao do meu divorcio no pais em que estou residindo. Eu preciso fazer uma homologacao de sentenca estrangeira de divorcio perante o Superior Tribunal de Justica (STJ) em Brasilia. Sera que eu posso me representar perante o Supremo Tribunal de Justica? Se puder, qual e o processo que devo seguir? aonde encontrar informacao para que eu tenha sucesso? Muito grata por sua atencao.

Anônimo disse...

Quero saber se é obrigatório inserir na procuração um período de validade da procuração

Anônimo disse...

Eu posso passar uma procuração particular para locação de imóveis, é válida?

Roseli disse...

Olá meu pai se separou da minha mãe a mais de 20 anos e hoje mora no Ceára e nós em São Paulo, mas a separação, não foi de papel passado só de corpo. Nós somos em 8 irmãos e minha mãe faz 3 anos que faleceu nós não fizemos o inventario por falta de condições e meu pai não quer a parte dele na casa que deixou pra minha mãe.Ele pode passar pra uma única filha a parte dele? ou tem que doar para os 8 filhos.Ele ja esta debilitado devido a idade o que podemos fazer para arrumar a situação? Pode fazer tbém o inventario com dele com ele em vida? estou pensando de ir dia 31 de maio pro ceara e queria tentar resolver essa situação se for facil. pois pra fazer exumação da minha mãe falaram que meu pai tem que fazer o pedido ou a procuração da exumação do corpo?

Roseli disse...

Olá meu pai se separou da minha mãe a mais de 20 anos e hoje mora no Ceára e nós em São Paulo, mas a separação, não foi de papel passado só de corpo. Nós somos em 8 irmãos e minha mãe faz 3 anos que faleceu nós não fizemos o inventario por falta de condições e meu pai não quer a parte dele na casa que deixou pra minha mãe.Ele pode passar pra uma única filha a parte dele? ou tem que doar para os 8 filhos.Ele ja esta debilitado devido a idade o que podemos fazer para arrumar a situação? Pode fazer tbém o inventario com dele com ele em vida? estou pensando de ir dia 31 de maio pro ceara e queria tentar resolver essa situação se for facil. pois pra fazer exumação da minha mãe falaram que meu pai tem que fazer o pedido ou a procuração da exumação do corpo?

Angela Zatelli disse...

posso utilizar esse mesmo modelo de procuração para enviar titulos para protesto.
Ou seja, nós aqui na loja enviamos os titulos para o SPC, mas precisamos enviar para protesto em cartorio, mas a loja esta no nome da minha mae, portanto preciso de uma procuração... posso utilizar essa mesma....

Anônimo disse...

Boa tarde, tenho uma divida com o FIES - Caixa Econômica e que esta na justiça que até bloqueou meu carro meu único bem, como faço uma procuração para meu pai me representar, pois moro em outro estado?

Obrigado

Anônimo disse...

Onde devo colocar o número do processo na procuração Ad Judicia?

cjip disse...

Olá tenho um companheiro que se encontra acamado e com lado direito paralisado impossibilitado de assinar e se comunica... preciso movimentar o dinheiro dele pelos propios gastos dele no qual já não estou conseguindo arcar, que devo fazer?

Unknown disse...

obrigado! vai servir muito bem para meu problema.

Unknown disse...

Boa tarde, comprei um veiculona seguinte situação: o casal se separou e o carro em questão na separação dos bens ficou com a esposa, porém o carro permaneceu no nome do marido. qdo cobro o documento para ela, ela me diz que é para tratar com ele, e qdo cobro o documento para , ele diz que judicialmente o carro é dela. minha sugestão então, foi pedir para ex-esposa me fazer uma procuração para que eu possa lidar esta questão em seu nome com o ex-marido. Como especifico o motivo na procuração ?

Anônimo disse...

Boa tarde,meu colega é analfabeto e precisa abrir uma conta salário,mas o banco pediu uma procuração para se responsabilizar por ele,mas o cartório pediu R$177,00 por isso,será que está correto?

Anônimo disse...

Procuração especifica da direito da pessoa vender algo que esteje em meu nome

Anônimo disse...

Boa tarde. Irei me afastar do Brasil por um ano e a universidade pública federal onde trabalho me pediu para eu informar quem será meu representante legal no país durante esse tempo. A procuração é a mesma do modelo ou há algo diferente...
Obrigada, Elizete

Anônimo disse...

Existe algum tipo de procuração que venha a dar total autoridade e autonomia para responder em nome de outra pessoa? Ex.: Responder por situação em bancos, faculdades, cartões, documentos públicos.

Priscila disse...

Posso utilizar esse modelo de procuração para representar meu pai no inventário de bens de meus avós? Meu pai e tios ainda são vivos.

Anônimo disse...

Vi que coloca data de vencimento, eu posso alterar e colocar "por tempo indeterminado"?

Anônimo disse...

Olá, eu tenho 9 irmãos, eu posso fazer uma procuração sendo o representante deles em uma venda, ou seja, no caso eu precisaria da assinatura de todos os irmãos ou só uma procuração com todos os dados deles me passando plenos poderes sobre qualquer alto que eu venha fazer? No caso seria assim: "Eu... Declaro estar a cinte e afrente de qualquer situação dos meus irmãos, José, Maria. RG e CPF tal, e etc,. E no fim só teria minha assinatura, é preciso assinatura deles também ou só a minha basta?

Unknown disse...

Obrigada!

Anônimo disse...

Eu preciso solicitar uma segunda via do meu histórico escolar, mas moro em outro estado, com uma procuração particular meu tio de consideração consegue isto para mim?

Anônimo disse...

Eu e minha esposa queremos outorgar outrem a efetuar uma compra em nosso nome. Podemos citar nossos dados juntos na mesma procuração e assinar e reconhecer a firma? Ou precisa ser cada um em separado?

Stardoll World disse...

para apresentar documentos de um menor no consulado americano,não sendo os pais e sim um irmão é necessario procuração?

Anônimo disse...

Como posso registra firma de uma declaração de pleno poderes para o meu pai, pois o mesmo tem 74 anos e não consegui assinar mais e sem assinatura eu não conseguir registrar, o que posso fazer?

Anônimo disse...

Boa Tarde
Meu esposo foi a trabalho ao exterior, e tenho que resolver um pequeno problema. Vendemos o carro que estava no nome dele antes dele viajar. Ja haviamos quitado ha 2 anos mas aparecia na documentação que estava ainda alienado ao banco. O fato é que agora o detran mandou uma documentaçao q ainda se encontra alienado e pelo banco ja esta quitado. No corre corre esquecemos de fazer uma procuração p mim, caso acontecesse alguma eventualidade . Tem como ele fazer isto de outro país? Como proceder?

Unknown disse...

Salvou meu dia! Obrigado.

Anônimo disse...

Bom dia! meu marido esta afastado por problema psiquiatrico e não pode ir a empresa levar os papeis do inss, só que a empresa não quer me receber dizendo que ele tem que levar.Ele pode fazer uma procuração pra que eu posso representas-lo?

Anônimo disse...

bom dia minha filha e eu maoramos no exterior ,ela foi roubada os seus documentos brasileiro agora precisa urgente deste documentos e(CPF & OUTROS )COMO FAZER UMA PROCURAÇAO SI NAO TEM ESTES DOCUMENTOS AQUI SO DOCUMENTOS ESPANHOL.O QUE FAZER IR AONDE FAZER NAO SABENOS E E CARO PRA FAZER E TEM COMO .

Anônimo disse...

preciso saber se é possível fazer uma Procuraçao Particular aonde serão nomeados 2(dois) procuradores para atuarem de forma conjunta e de comum acordo em quaisquer decisoes

Anônimo disse...

por gentileza responda logo as varias perguntas pendentes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

O modelo de procuração me foi bastante útil, obrigado!

Anônimo disse...

Preciso de uma procuração para que minha irmã possa abrir uma conta poupança para minha filha. Como será essa procuração?

Anônimo disse...

Nomeando um representante na família, para ficar com uma procuração do falecido pai . E depois de ter sido, lavrada no cartório , e passado 30 anos , qual a validade dessa procuração ?

Anônimo disse...

Como acompanhar uma pessoa que tem a procuração ? Quando o portador dessa procuração for receber dividendos em uma instituição financeira ?

Anônimo disse...

Olá meus pais tem um terreno em um estado distante e gostaria de saber se eu fizer uma procuração posso responder por eles , ou assumir posse do terreno? . Preciso resolver dividas IPTU e demais . Publica ou particular ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato Star divulga 10 disse...

SOU CASADO COMO FAÇO A PROCURAÇÃO ?

Renato Star divulga 10 disse...

SOU CASADO COMO FAZER ?

Anônimo disse...

Não há impedimentos Renato, pode copiar normalmente!

Samara disse...

Olá, ganhem um carro do meu namorado, mais mesmo está no nome dele, gostaria de saber se existe algum documento que possa ser feito informando que o carro é meu, mais sem passar para o meu nome? Obrigada

Renata disse...

Olá, gostaria de saber se posso representar meu pai que já é idoso, em um processo de restituição por benfeitorias feitas por terceiros no terreno dele e se eu mesma posso assumir a dívida?

Anônimo disse...

Olá. Por favor me tirem uma dúvida? Eu preciso fazer minha matrícula de mestrado em uma universidade que está localizada em outro Estado. No qual há uma amiga minha que já reside e estuda nessa universidade. A matrícula precisa ser feita com urgência, mas eu não tenho meios de viajar até lá no momento. Eu poderia ir em um cartório (sem a presença da minha amiga) e autenticar uma procuração dando poderes para que ela possa fazer a minha matrícula, sem a assinatura dela no ato da autenticação?

Anônimo disse...

ola ,ñ estou no Brasil vivo en España y necesito mis antecendentes penales mais dice que se necesita a procuraçao i diz que te que ser a original como posso faser isso ,ou posso faser a procuraçao que esta arriba i mandar por fax disculpa la ortografía mas fas tempo q ñ escrevo portugués e equeci um poco ,muito obrigado

Anônimo disse...

Olá. Minha advogada foi indicada pela Defensoria do Estado para fazer inventario do meu ex marido. Posso discordar do modelo da procuração? Porque no texto não menciona a finalidade da procuração, pedi para a advogada inserir os dados do inventariado (falecido) e retirar o termo transigir, circunstância, só que ela me disse que esta procuração é um modelo padrão da defensoria do estado. Esta afirmação da advogada é procedente? Não posso limitar os poderes concedidos na procuração?

Anônimo disse...

ola ;meu avo esto muito doente e prcisa tirar um dinheiro na caixa economica e nao tem cartao que tipo de procuraçao eu devo fazer.

Unknown disse...

Olá vou precisar de documentos do grupo familiar e dos meus fiadores para inscrição no FIES, eles pode usar esta procuração para eu solicitar por eles e terá que ser autenticada em cartório?

Graduandos em Direito disse...

Olá Daniel, pode sim, preferencialmente autenticada. Mas algumas instituições só aceitam por instrumento público, ou seja, feita diretamente em cartório. Não custa tentar com a autenticada, a maioria aceita.

Graduandos em Direito!

Graduandos em Direito disse...

Olá, para isso, primeiro você deverá propor uma ação de interdição e ser nomeada curadora dele. A procuração não resolve!

Graduandos em Direito!

Graduandos em Direito disse...

Uma das provas pode ser um contrato particular entre vocês, mas para fins públicos, o que vale é o que está registrado no órgão competente.

Graduandos em Direito!

- Lααяιι disse...

Meu marido precisa fazer uma procuração, dando a mim o direito de ir atras de um advogado pra ele, pode ser esse modelo?

- Lααяιι disse...

Meu marido precisa fazer uma procuração, dando a mim o direito de ir atras de um advogado pra ele, pode ser esse modelo?

Anônimo disse...

Olá estou me mudando para outra cidade e meu marido ainda ficara aqui alguns dias, como somente agora a empresa me chamou para assinar os documentos de demissão, gostaria de saber se posso fazer uma procuração ao meu marido para que ele assine a documentação de desligamento da empresa?

Unknown disse...

OLA,EU QUERO SABER SE UMA PROCURAÇAO PARA TORNAR UMA PESSOA MEU REPRESENTANTE LEGAL PODE SER ENVIADA POR FAX OU ESCANEADA E ENVIADA POR EMAIL,DESDE JA AGRADEÇO

Vilmar disse...

Boa tarde. Minha filha de 23 anos pode ser a representante legal de meu filho de 14 anos para que ambos possam juntos assistir um show?

Anônimo disse...

Boa noite. Meus ex-marido quer anular nosso casamento na igreja. E já faz uns 5anos que o processo está rolando. E agora eu recebi uma carta registrada do Tribunal de Roma, contendo uma cartilha com os nomes dos advogados para eu escolher. Só que junto com a cartilha, está uma carta escrito para eu enviar uma procuração datada e assinada para que o mesmo faça o acompanhamento e defesa de meu processo.
E caso eu não tenha condição de pagar um advogado, tenho que apresentar um pedido escrito de próprio punho informando o valor bruto recebido pelos membros de minha casa que trabalham e as despesas, com cópias dos documentos, afim de provar minha incapacidade de arcar com os gastos.
Queria uma ajuda, de como fazer esse pedido escrito de próprio punho e essa procuração qual posso usar?
Por favor me ajude.
Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Me ajudou muito, obrigado mesmo viu...

Anônimo disse...

Boa tarde, eu posso fazer uma procuração com a validade por tempo indeterminado? Ou tem algum prazo que eu tenha que colocar.
Desde já aguardo resposta.

Unknown disse...

Para autêntica a procuração a assinatura tem que tá cadastrada ? Da pessoa que tá passando o poder ?

Unknown disse...

Para autêntica a procuração a assinatura tem que tá cadastrada ? Da pessoa que tá passando o poder ?

MARIA DE S L disse...

Bom dia, moro no RIO de Janeiro, minha irmã e meu irmão moram na Italia,e agora eles precisam fazer os documentos (renovar os passaportes e dupla cidadania), só que ja fui no consulado da Italia aqui no RIO,fui informada que tem que ir à Recife para fazer a tradução das certidões,antecedentes criminal: porque a naturalidade é da Bahia e agora só feito la em Recife.Então eles precisam me mandar uma procuração para eu resolver. Queria uma ajuda, de como eles podem fazer essa procuração qual o modelo de procuração que posso mandar para eles usarem?
Por favor me ajude.
Desde já agradeço.

Luciana Alves disse...

Boa noite!
Por favor!
Vou deixar meu filho com minha mãe por um período de um ano pra fazeruim curso fora. Devo fazer uma procura cão pública delegando poderes a ela ao meu filho ou tenho q fazer uma guarda provisória!? Aguardo contato. Obrigada!

Graduandos em Direito disse...

Olá Luciana, como se trata de menor é mais interessante a guarda provisória.

Att,
Graduandos em Direito!

Michele disse...

Olá!!!
Gostaria de saber se posso fazer uma procuração para meu companheiro me representar em uma ação judicial,pois não quero me envolver mais.Ele pode responder e assim quaisquer documento por mim?

Dpvino disse...

E

Anônimo disse...

como faço no caso de precisar pegar documento de moto e pagamento de taxas no detran?

Anônimo disse...

Boa tarde! Preciso abrir firma para então reconhece-la em um contrato de aluguel que esta em nome de 4 pessoas como locatárias, 3 dessas pessoas já fizeram isso, mas uma delas, no caso minha mãe esta doente no momento e impossibilitada de ir ao Cartório abrir e reconhecer firma. O que quero saber é se há alguma forma através de uma Carta de Representação ou Procuração que de a mim o direito de abrir a firma e assinar por ela (apenas para este ato) feita por um advogado, porque os papéis do contrato já estão assinados, Obrigada.

Anônimo disse...

Se eu quisesse conceder alguém pegar um RG pra mim que eu tirei em outro estado, mas não tive tempo o suficiente pra ir pegar. O que eu colocaria no "MOTIVO DA PROCURAÇÃO"?

Fla disse...

Boa noite!Gostaria de saber se é verdade que a procuração particular só tem validade qdo é feita no cartório?Fiquei sabendo que se eu mesma fizer, como no modelo acima e reconhecer firma,estou arriscada levar um não pela instituição pela qual foi destinada.No meu caso um Banco.. Confere Isto?

Fla disse...

Boa noite!Gostaria de saber se é verdade que a procuração particular só tem validade qdo é feita no cartório?Fiquei sabendo que se eu mesma fizer, como no modelo acima e reconhecer firma,estou arriscada levar um não pela instituição pela qual foi destinada.No meu caso um Banco.. Confere Isto?

Romário Silva disse...

Olá, caso você siga o procedimento informado ela é válida sim, mas como o mesmo ressaltou pode ser que algumas instituições só aceitem procurações públicas, isso varia muito de acordo com a política interna de cada uma.

Unknown disse...

Bom dia,por favor preciso de ajuda meu marido é do rio e vendeu um carro lá no rio mesmo e ele ñ consegue folga para ir resolver toda a documentação,essa procuração serve pra ele,ele pode passar para mãe dele resolver tudo isso por ele?

Mário K disse...

Boa tarde. Sou funcionário público municipal e estou para instituir um advogado para que a prefeitura pague um benefício que tenho direito, mas estou preocupado com os termos da procuração que me foi apresentada. Não consta percentual de honorários nem que o valor que será recebido será repassado. Está correto? Há algo para suspeitar? Desde já agradeço a resposta.

Unknown disse...

olá bom dia
gostaria de saber se posso usar essa procuração para responder legalmente pela minha irmã de 14 anos, ela esta morando atualmente comigo.
preciso fazer os documentos dela.

Unknown disse...

Fomos convocados pelo judiciário a comparecer sobre assunto de inventário, partilha , etc do nosso Pai.
Como estou em outro Estado e impedido de comparecer , preciso que minha irmã me represente, via procuração, vocês poderiam me orientar ou até me encaminhar modelo de uma procuração, para que minha irmã me represente com plenos poderes para resolver todos o problemas e ações inerentes a este assunto?
Grato desde já.
Ats,
Romulo Cavalcante

Unknown disse...

Bom dia,como faço para dar plenos poderes para minha irmã que mora na Itália para obter todos os poderes em especial assinar contratos de futebol para o meu filho menor(16 anos)?Eu tenho que ir a Itália ou posso fazer pelo Brasil?Ecomo fazer?

Unknown disse...

Minha esposa faleceu e nós não era casado no civil mais morava junto a 7 anos como eu faço para ser o procurador dela

Graduandos em Direito disse...

Olá Erasmo, não se pode ser procurador de pessoa falecida. Caso haja algo que para ser resolvido em relação a declaração de união estável, patrimônio etc, procure um Advogado que lhe orientará melhor.

Unknown disse...

Eu quero ver esse modelo, estou precisando com urgência e não consigo visualizar..

Anônimo disse...

Tenho que fazer uma procuração em nome da minha irmã, só que ela mora em outro estado,é possível fazer?

Unknown disse...

uma pessoa pode escrever a procuração para o outorgado assinar?
teria problemas nisso? e quais os problemas se houver?

Unknown disse...

Olá, moro em Brasília e meu irmão, em São Paulo, capital. Preciso fazer uma procuração para o meu irmão, para que ele retire o meu kit para uma corrida de rua na capital paulista, já que não poderei estar presente em São Paulo nas datas programadas para a retirada do kit. Meu irmão vem constantemente a Brasília. Então, eu posso fazer a procuração particular aqui em Brasília e reconhecer as firmas aqui em Brasília. Pergunto: esta procuração particular, feita em Brasília, para o fim específico da retirada do kit, vale para o município de São Paulo?

Graduandos em Direito disse...

Olá sérgio, é válido sim. O reconhecimento de firma é válido em todo o território nacional.

Olá Eduardo, não há problema em outra pessoa escrever, pode inclusive ser digitada. Tudo isso porque se presume que quem vai assinar sabe ler. Do contrário, sendo analfabeto o outorgante, a procuração só é válida se feita em cartório.

Att,
Graduandos em Direito!

Unknown disse...

Obrigado! pela informação. Passei uma vergonha no meu Condominio pois eu estava escrevendo uma procuração para minha esposa assinar para que pudesse votar na assembleia dai uma pessoa tomou o papel da minha não e nos expôs.

Unknown disse...

Boa tarde,

Como faço para fazer uma procuração para que minha tia possa me representar enquanto eu estiver fora do país, preciso fazer uma procuração para cada instituição, ou tem um modelo geral que serve para diversas instituições como banco, telefonia, faculdade e curso de idiomas?!

Fico atento aos seus comentários.

Agradeço desde já pela atenção.

Att.
Johnatan

Graduandos em Direito disse...

Olá Johnatan,

Nesse caso basta uma procuração que defina poderes e instituições genericamente, a exemplo "Para fins de defesa de qualquer interesse deste outorgante perante qualquer instituição", recomendando ainda que se inclua poder especial para transigir.

Para maior garantia de aceitação em todas as instituições você pode se dirigir ao cartório de Notas mais próximo e lavrar uma procuração pública, pois apesar da obrigatoriedade apenas para analfabetos, algumas instituições pode exigir que seja pública. Ressalta-se que na maioria das vezes exige-se apenas o reconhecimento de firma.

Att,
Graduandos em Direito!

Unknown disse...

Bom dia..eu gistaria de saber como wu faço uma procuraçao(qual modelo)pra representar o meu esposo e. Em sua ausencia devido ao trabalho.ele tem um filho de 13 anos que mora a 1mes conosco.e eu preciso matricula lo em um rede de insino,tirar documentos...emfim..coisa que so o pai e mae pode fazer.como eu poderia ta fazer uma procuraçao pra representa_lo?

Anônimo disse...

boa tarde,

esta procuração serve para poder passar o poder de alguem noutro pais de deslocar por mim a embaixada portuguesa para requerer o carimbo??

Anônimo disse...

Olá
Posso colocoar qualquer
"a quem confiro amplos, gerais e ilimitados poderes para tratar, requerer, assinar papéis e documentos, concordar ou não com o que se faça necessário "
SEM TER QUE DESTINAR UMA EMPRESA OU PROCESSO ESPECÍFICO?

Obrigada, Ana

Perdendo Barriga disse...

E como faço pra acessar o restante do conteúdo? Só vejo o resumo.

Unknown disse...

Não tenho duvidas só gostaria de agradecer pelo material disponibilizado e dizer que Deus te abençoe grandemente pela generosidade.

Att: Israel Santos

Unknown disse...

Não tenho duvidas só gostaria de agradecer pelo material disponibilizado e dizer que Deus te abençoe grandemente pela generosidade.

Att: Israel Santos

Nazario's Festas disse...

muito obg! Tenho yum imovel da prefeitura da minha cidade, no qual deixei minha sobrinha cuidando visto que recebi a casa do meu pai de herança. Se eu fizer essa procuração ele podera responder por mim junto a habitação da minha cidade

Nazario's Festas disse...

muito obg! Tenho yum imovel da prefeitura da minha cidade, no qual deixei minha sobrinha cuidando visto que recebi a casa do meu pai de herança. Se eu fizer essa procuração ele podera responder por mim junto a habitação da minha cidade

Anônimo disse...

O motivo pode ser por doença ? e quando fala: junto a (instituição) o que eu coloco?

Unknown disse...

muito útil as informações. tenho só uma duvida, posso mandar a procuração por scanner?

Anônimo disse...

boa noite, meu pai tem 83 esta invalido, esta muito doente, mas passou a alguns anos uma procuracao com todos os poderes a minha mae, esta com divergencia com os sete filhos quis deserdar, vendendo a casa, gostava de saber se mesmo invalido sem saber de nada, pode ser vendida aias ja foi feita escritura, sera isto venda por ma fe.

Bob disse...

Bom dia! É necessário registrar em cartório?

Anônimo disse...

essa procuração serve tambem para fazer consulta junto ao spc e serasa?

Anônimo disse...

procuração pode ser feita em um papel A4 e reconhece firma?

Unknown disse...

Ola boa noite. Gostaria de saber se pode me ajudar. Preciso elaborar uma procuração, na qual um relativamente incapaz nomeia sua mãe para assisti lo em juízo, em causa trabalhista. Não tenho a minima ideia de como fazer uma você tem algum modelo pra me fornecer? desde já agradeço

Anônimo disse...

meu pai faleceu, e como eu vivo no exterior, preciso enviar uma procuracao para minha irma. Ja foi tratada a heranca, agora eh preciso assinar escritura, vender etc. Poderiam por gentileza, enviar um modelo de procuracao?! Obrigada

Anônimo disse...

Estou a procura de uma pessoa desaparecida. Gostaria de saber qual tipo de procuração devo ter,pra representar a pessoa que vive em outro pais.

Unknown disse...

Obrigada!!

Unknown disse...

Oi pode me enviar essa procuraçao

Unknown disse...

AGRADECIDA POR COMPARTILHAR, VOU UTILIZAR!

Anônimo disse...

Ola bom dia,
Necessito de um modelo de procuracao para assinar pela minha mae um novo documento de compra e venda de uma casa.
Explico a casa foi comprada por meu pai estava no nome dele e dela eles eram casados, so que meu pai faleceu tem 4 anos e agora minha mae quer colocar a casa no nome dos dois filhos, no caso fazer um novo documento de compra e venda no nosso nome.
Eu e ela vivemos em outo pais, necessito fazer uma procuracao para poder assinar esse documento por ela, pois estarei indo ao Brasil em Agosto. Vc tem como me ajudar? Que assunto coloco, seria uma procuracao particular? Meu e-mail e: bahiaf19@outlook.com
Obrigada

Unknown disse...

Boa tarde preciso fazer uma procuração para que eu possa cuidar de todos os bens de uma tia que sofreu AVC e nunca mais vai andar família teme pelo seu falecimento e ter q fazer inventário da casa

cheellycosta@gmail.com disse...

olá boa noite queria saber se posso usar esse modelo de procuração pra fazer uniao estável com meu marido que ta preso

Unknown disse...

Bom dia meu pai assinou uma procuração para minha tia mas ela não cuida dele ela só coloca ele Na clínica ele fica muito tempo na na clínica ele tem 5 filhos e é casado como é que eu posso para resolver para cuidar do meu pai

Unknown disse...

Meu marido tá morando em portugal e eu preciso da autorização dele para meu filho sair do Brasil para Portugal com migo o que devo faz

Unknown disse...

BOm dia, preciso da orientação de vcs, meu cunhado irmao de minha esposa esta internado com problemas de saude, esta sedado e esta com CA, minha esposa entrou com os papeis junto ao INSS para obtermos o auxilio doença, foi marcado uma pericia presencial no hospital, que ainda nao foi feita, devem ir nos proximo dias, a necessidade é, como meu cunhado esta sedado precisamos de uma procuração para a minha esposa, irma dele poder receber esse auxilio doença, e responder por ele nesse momento, como pode ser feita essa procuração e qual o caminho que devemos seguir,
Aguardo Retorno
muito Obrigado
dubortolin@gmail.com

Unknown disse...

Como faço uma procuraçao p madrasta da minha filha p ter poder matricular ela na escola convênio médico etc.

Fatima Borsari disse...

Bom dia! O meu filho vai dar entrada na documentação para cidadania portuguesa no Consulado em São Paulo, mas ele não pode comparecer para entregar os documentos exigidos. No site do Consulado refere que pode ser um representante legal. Seria uma procuração simples dele para mim? O que colocar no motivo da procuração? Obrigada
Fatima Borsari

Eli Alves disse...

Como faço para ter acesso a essa procuração? Não aparece nada aqui

Anônimo disse...

boa noite, algum despachante disponivel para fazer cadastro de criador?

Postar um comentário

Deixe seu Comentário!